Na Neblina

filme

 "Na Neblina" é um drama de guerra antibélico que reconta os horrores da Segunda Guerra Mundial. A história se passa na fronteira ocidental da União Soviética, em 1942. A região é ocupada por soldados alemães onde ocorre vários confrontos brutais.

Quando um trem de alemães sai dos trilhos, várias mortes ocorrem e quatro trabalhadores ferroviários são acusados de sabotagem. Três deles são enforcados, exceto um que é liberado pelos líderes nazistas. Sem saber o porquê de sua liberação, o homem passa a viver um calvário, ele é rejeitado por amigos e familiares que o consideram um colaborador do regime inimigo.

O filme se desenvolve de maneira simples, em praticamente um único cenário: uma floresta densa e encoberta por uma forte neblina e, aos poucos, o espectador vai recebendo as informações para completar o quebra-cabeça e entender esse conto moral que se passa durante a Segunda Guerra Mundial.

Ainda que tenha poucos diálogos, a trama consegue nos transportar para dentro do cenário da guerra. "Na Neblina" é denso e intenso, mas o seu contexto não se desvenda facilmente. É uma obra que exige muita atenção e obriga o espectador a ter uma participação ativa durante todo o decorrer da história. O discurso de Shushenya ao lado de Burov é uma das cenas mais profundas que já assisti, nesse momento entendemos o código de ética do personagem.

Título original: V Tumane

Direção: Sergei Loznitsa

Ano de lançamento: 2012

Comentários

Leia Também: